Comentários desativados em COMO ME DESTACAR NAS REDES SOCIAIS SEM VIOLAR O CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA?

No post anterior demos algumas dicas sobre como aumentar sua rede de relacionamentos. Dentre as dicas mencionadas, uma das mais importantes atualmente é estar presente, gerar conteúdo relevante e criar vínculos nas redes sociais. Contudo, o médico deve estar atento para não violar o Código de Ética Médica¹ ao publicar ou comentar posts na rede.

Hoje vamos dar algumas dicas para que esses profissionais da área da saúde possam utilizar a internet sem receio de praticar qualquer ato antiético.

– Relacionamento com o paciente: sempre separe seu perfil pessoal do perfil profissional. Não é interessante que seus pacientes acompanhem todos os acontecimentos da sua vida, nem determinadas fotos ou conteúdos. Ao se expor demasiadamente, você pode violar alguns limites profissionais.

– O Código de Ética Médica prevê que a função do médico nas redes sociais é meramente educacional e de esclarecimento. É vedado a ele consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação em massa.

– Faça as postagens profissionais com cautela para não se expor e não expor seus pacientes. Peça sempre uma autorização por escrito antes de divulgar qualquer tipo de informação ou fotos que envolvam terceiros. Assim você estará respeitando o sigilo profissional e o direito de imagem dos seus pacientes.

– A troca de experiências profissionais através das mídias sociais deve ser evitada, para que você não corra o risco de quebrar o sigilo ou criar mal entendidos. O ideal é que essa troca ocorra por meio de mensagens privadas, grupos fechados ou mídias sociais específicas.

– As pessoas confiam muito no que os médicos dizem ou compartilham. Por isso, antes de endossar um conteúdo, verifique se a fonte é confiável.

– Cuidado com o que você curte ou compartilha. As pessoas compartilham conteúdos com uma rapidez tão grande que, depois de postada, é muito difícil apagar os vestígios de uma publicação.

– Observe sempre as fotos ou publicações nas quais você foi marcado e remova a marcação se você achar que ela é imprópria. Você deve cuidar da sua imagem perante seus pacientes. Atualize as configurações de privacidade das suas redes para que suas publicações pessoais não fiquem abertas ao público.

– Você pode publicar no seu perfil dados como especialidade, CRM, RQE, endereço e telefone profissional, mas cuidado ao fazer propaganda. A publicidade médica deve observar princípios de orientação educativa, ser objetiva, prudente e verdadeira.

Para mais informações sobre práticas permitidas e restrições, disponibilizamos abaixo o link para acesso ao Código de Ética Médica.

 

  1. Código de Ética Médica – http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/integra_preambulo.asp

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